BATERIA

Endorsements

Paiste Cymbals

Em Outubro de 2010 iniciei meu relacionamento oficial com a Paiste. Meu pai sempre usou os pratos Paiste, principalmente quando teve a oportunidade de tocar no Montreux Jazz Festival de 1980, onde adquiriu seu primeiro set completo de pratos Paiste. 
Durante o festival, a Paiste montava um stand de pratos para demonstração e uso no palco para os artistas. Quem tivesse interesse, poderia escolher os pratos para usar no show e comprar com um desconto. Meu pai tocou várias vezes no Festival, com Pepeu Gomes, Moraes Moreira e Baby Consuelo.
Paiste sempre foi sua marca de preferência. 

Em seu setup, ele usava:
13" Formula 602 Medium Hi-Hat
14", 16", 17" 2002 Crash
18" 2002 China Type
20" ColorSound 5 Power Ride Turquoise
8", 10", 12" Formula 602 Splash

Quando eu comprei minha primeira bateria, fiz questão de adquirir um prato Paiste. O modelo foi o Paiste Alpha Medium Hi-Hat, de 14". Logo depois um Paiste Signature Full Crash, de 18". 

A partir de 2009 comecei a montar meu marketing digital pessoal, com o YouTube e Facebook e montei meu website como baterista profissional. Essas ferramentas foram essenciais para divulgar meu trabalho na internet. Com essas informações publicadas, iniciei um relacionamento com a Paiste, através de Wayne Wilburn, que era o Artist Relations da Paiste nos Estados Unidos.

O meu primeiro set de pratos foi exclusivamente composto de pratos da linha 2002 da Paiste (incluindo um RUDE). As referências para a minha escolha foram os bateristas de Rock dos anos 70 e 80, como John Bonham, Ian Paice, Carl Palmer, Cozy Powell, Alex Van Halen, Roger Taylor, Mark Craney, entre outros.

Os pratos escolhidos foram:

2002 5.5" Cup Chime
Carl Palmer costuma usar um Cup Chime na parte superior do Hi-Hat, como uma pequena cúpula de ride. Montei o prato da mesma forma e até hoje utilizo o Cup Chime no Hi-Hat.

2002 15" Sound Edge Hi-Hat
Estava entre o 2002 Heavy Hi-Hat e o Sound Edge. Decidi pelo Sound Edge pela personalidade do prato. O comportamento do Sound Edge é único, completamente diferente de qualquer outro par de Hi-Hats. Chick pronunciado, definição e um som de prato meio aberto que preenche a música em várias dinâmicas, sem a necessidade de abrir muito o Hi-Hat. As referências para o Sound Edge foram John Bonham e Ian Paice. Um prato extremamente versátil, que pode ser tocado em todas as dinâmicas e estilos musicais, um par extremamente versátil.
Com o passar do tempo, inverti os pratos, colocando o bottom na parte superior, para mais definição de baqueta e agudos.

2002 4" Accent Cymbal
Prato de efeito com característica única, assim como todos os 'sounds' da Paiste. Utilizo invertido no Crash mais próximo à minha esquerda.

2002 19" Crash
Jeff Porcaro costumava usar Crashes grandes, assim como Ian Paice e Carl Palmer. Me acostumei com a duração do decay dos pratos grandes e também o som característico que oferecem. Não consigo me acostumar com pratos menores que 19" como Crash, trato eles como Splashes. Uma boa regra na hora de escolher meus pratos é que um Crash deve ser um bom Ride e um Ride deve ser um bom crash.

2002 22" Ride
Ian Paice foi decisivo nesta escoha. O som estava pronto na minha mente. A maneira de tocar o Ride como crash de Roger Taylor e Keith Moon definiram o estilo de condução que prefiro. Som aberto, tocado com o pescoço da baqueta no corpo do Ride. Cozy Powell e John Bonham também utilizavam o Ride como Crash. Os Rides 2002 são clássicos e estão presentes em muitas gravações das músicas das minhas bandas favoritas. O modelo de 20" é um clássico de Nick Mason; o modelo de 22" é um clássico de Ian Paice e o modelo de 24" é o clássico de John Bonham. Alex Van Halen também foi uma referência na hora da escolha do Ride.

RUDE 14" Hi-Hat
Como Hi-Hat auxiliar, optei pelo RUDE 14" Hi-Hat, um par utilizado por Jeff Porcaro no início dos anos 80 com o Toto. Prato extremamente versátil, para todos os estilos musicais.

2002 22" China Type 
Ian Paice novamente ditou a escolha, pelo som de referência que tinha na mente. Meu pai tinha um 2002 18" China Type, que eu usava como Crash, um acento, porém como Ride não era muito cheio (quando utilizava a ponta da baqueta). O 18" era um bom acento como Crash/Ride em notas definidas, bom para padrões de condução onde as notas eram mais curtas e com volume extremo. O tamanho de 22" foi escolhido com base no som do Ian Paice no Deep Purple, um som mais cheio, com decay mais longo e grave, misturando melhor com os outros pratos grandes do set.
Roger Taylor utilizava dois Chinas no kit, porém como pratos de acento. A posição dos Chinas foi algo que copio até hoje, no lado direto, no fundo do kit.
Billy Cobham foi minha primeira referência nos pratos China como rides. Lembro quando escutei pela primeira vez o disco "Magic" na casa do meu pai. O uso do China pelo Billy Cobham mudou meu conceito sobre pratos. Logo depois descobri o Simon Phillips e defini que deveria usar Chinas como rides no kit. Terry Bozzio também foi uma referência para acentuação utilizando os pratos China.

Em 2014 fiz minha primeira visita à fábrica da Paiste, onde pude realizar o sonho de conhecer a fábrica e seus funcionários. Eu trabalhava na beyerdynamic, em Heilbronn e tirei 7 dias de férias para viajar para a Suíça. Christian Wenzel e Renato Müller me apresentaram a fábrica. Conheci também Erik Paiste e diversos funcionários da fábrica. Uma visita incrível, onde pude aprender sobre o processo de fabricação e inclusive aprendi a martelar manualmente um prato.

Meu Setup atual:
Paiste 2002 4" Accent Cymbal
Paiste 2002 6" Cup Chime
Paiste 2002 5" Cup Chime
Paiste Formula 602 Modern Essentials 24" Ride
Paiste Sound Creation 22" New Dimensions Bell Ride
Formula 602 22" Medium Ride
Paiste 3000 20" China Type
Paiste PST X 18" Swiss Medium Crash
Paiste PST X 14" Swiss Flanger Stack

Rides:
Signature 20" Dry Dark Ride
505 20" Ride
500 20" Band Left
Formula 602 22" Medium Ride
Formula 602 Modern Essentials 24" Ride
Sound Creation New Dimensions 22" Bell Ride

Chinas:
3000 20" China Type
2000 18" China Type

Crashes:
PSTX 18" Swiss Medium Crash

Stacks:
PSTX 14" Swiss Flanger Stack

Splashes:
2002 8" Splash
Signature 8" Splash
900 Series 10" Splash
PST7 Color Sound Purple 10" Splash

Sounds:
2002 4" Accent Cymbal
2002 5" Cup Chime
2002 5.5" Cup Chime
2002 6" Cup Chime
2002 8" Cup Chime

Hi-Hats:
2002 15" Sound Edge Hi-Hat
Formula 602/Signature 13" Medium Bottom/Dark Crisp Hi-Hat Bottom
Sound Creation 14" Dark Heavy Hi-Hat
RUDE 14" Hi-Hat
2002 Reflector Prototype 13" Heavy Hi-Hat 
Formula 602 Modern Essentials 15" Hi-Hat
Alpha 14" Medium Hi-Hat 
Color Sound 5 Black 14" Heavy Hi-Hat 
2000 Color Sound Red 14" Heavy Hi-Hat 
400 Color Sound Red 14" Heavy Hi-Hat 

Meu perfil na Paiste: 
http://www.paiste.com/e/endorser_det.php?page=setup&endorserid=5247

Pearl Drums


Cympad Switzerland


beyerdynamic


RODE